- Cartaz 2023
Cartaz 2023
É já no próximo dia 30 de junho que arranca a 91.ª edição do Colete Encarnado, momento ímpar de festa e sublimação coletiva, em que o campo, a animação e o convívio invadem a Cidade de Vila Franca de Xira, a partir da homenagem à figura do Campino.
Esta festa única no contexto da Área Metropolitana de Lisboa alia a história e as tradições populares com uma animação cultural eclética e marcante, sendo uma das maiores e mais emblemáticas festas do Ribatejo, unindo gerações num convívio animado e tolerante, com espaço para todos os gostos, marcando definitivamente o calendário anual da comunidade, em que a Cidade de Vila Franca de Xira acolhe cada vez mais Pessoas e famílias. O Colete Encarnado tem, desde 2020, o Galardão “7 Maravilhas da Cultura Popular”.
O ano passado, a propósito dos seus 90 anos, ensaiou-se uma abordagem articulada do programa do Colete Encarnado com novas atividades realizadas diretamente pelas forças vivas das Cidade, logo a partir de abril. Este ano foi estruturada uma programação abrangente “Do Campo à Praça” (organizada com as Tertúlias do Concelho, Clube Taurino e Clube Vilafranquense, Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, Tauroleve e Escola de Toureio José Falcão, Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, Ateneu Artístico Vilafranquense, Paróquia São Vicente Mártir de Vila Franca de Xira, Comissão de Festas do Sr. Jesus da Boa Morte, Associação Sevilhanas.Com e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira, secundados pela Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira), que decorre com sucesso, e na qual se aposta como dinâmica identitária.
De igual forma, o ano passado, ensaiaram-se novas abordagens à gestão de Cidade, com reforço da pedonalidade durante os três dias do Colete Encarnado, dando espaço aos peões e às Pessoas, em segurança, reforçando o eixo central de Vila Franca de Xira com novas ofertas (como a street food na Avenida Combatentes da Grande Guerra, ou a expansão e reorganização do recinto a cargo dos Forcados, por exemplo), que tiveram grande adesão do público, das famílias e dos jovens em particular.
Em 2023 voltamos à paixão pelo campo, pelos cavalos e toiros, pelo nosso Tejo e pelos momentos de conversa e partilha ao redor de uma mesa, convidando cada vez mais Pessoas a juntar-se à nossa Festa, acolhendo-as com cada vez maior conforto.
É nesse contexto que este ano se reforçará a organização do desenho dos festejos ao longo de todo o eixo central de Vila Franca de Xira, que será fechado ao trânsito em maiores períodos de tempo, com palcos e espaços de animação espalhados pela Cidade, reforçando as condições de mobilidade pedonal, segurança e conforto para os milhares de visitantes que se esperam entre 30 de junho e 2 de julho, entre as entradas norte e sul da Cidade, do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira ao Parque Urbano do Cevadeiro.
As ruas de Vila Franca de Xira estarão fechadas ao trânsito automóvel, oferecendo-se shuttles gratuitos e dedicados ao Colete Encarnado das 17h00 às 05h00, com partidas (e regresso) a cada meia hora da Castanheira do Ribatejo e Povos, a norte; e de Vialonga, Póvoa de Santa Iria, Alverca do Ribatejo e Alhandra a sul, sempre junto de zonas com grandes estacionamentos, permitindo que as pessoas se desloquem de e para Vila Franca de Xira em transporte coletivo, tornando mais confortável o acesso à Cidade.
A caminho do seu centenário, mantém-se a tradição da homenagem ao Campino, a principal figura do evento, a decorrer na tarde de sábado, 1 de julho, reconhecendo e valorizando o papel deste trabalhador do campo e da Lezíria Vilafranquense e a sua importância nas tradições e cultura tauromáquica.
A Praça Afonso Albuquerque – ou, como é conhecido, o nosso Largo da Câmara – voltará a acolher o ponto mais alto da Festa, que reúne campinos e população na homenagem ao campino Lúcio Quá Isidro dos Santos, a quem será entregue o pampilho de honra, num tributo póstumo a Carlos Silva, mais conhecido por Carlos “Custódio”.
Durante três dias, as esperas, largadas, corridas de toiros, espetáculos musicais – este ano com destaque para a atuação dos Gipsy Kings by André Reyes – e a hospitalidade das nossas Tertúlias atrairão às ruas de Vila Franca de Xira, uma vez mais, muitos milhares de visitantes.
Nomeadamente, a Av. Pedro Victor será transformada numa grande tertúlia ao ar livre, com animação própria de qualidade (a partir do seu Palco Vila Franca) e onde também decorrerá o espetáculo final de domingo, antes do tradicional fogo de artifício junto ao Tejo; especializam-se as ofertas nos restantes palcos tradicionais, que ganham nome próprio (Palco Tradições no Jardim Constantino Palha, Palco Marialva no Mártir Santo, Palco Sevilhanas.Com na Avenida Combatentes da Grande Guerra); no Parque Urbano do Cevadeiro (nos dias de sexta e sábado) oferecer-se-ão também concertos e street food, depois da experiência positiva do Xira Sound Fest; o espaço de animação na Avenida Combatentes da Grande Guerra estender-se-á até à Rua Alves Redol, aumentando de dimensão, e no Largo frente ao Tribunal ensaiar-se-á uma nova área de divertimento.
De sexta-feira de manhã à noite de domingo, Vila Franca de Xira terá oferta para todos os gostos e idades.
A Festa do Colete Encarnado é o maior evento cultural e turístico promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Exalta a ligação do Campo à Cidade e a identidade Vilafranquense.
Venham ao Colete Encarnado! Contamos convosco.
Vamos a isso!