- Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
Colete Encarnado é candidato ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
-
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira submeteu a 21 de abril’21, à Direção Geral do Património Cultural (DGPC), a candidatura visando a inscrição da Festa Colete Encarnado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Para o efeito foi realizado o levantamento, catalogação e seleção da documentação de suporte e fundamentação. Foram compilados documentos, imagens, suportes gráficos como cartazes e programas de promoção, recortes de imprensa, reportagens, vídeos e testemunhos vivos de algumas das figuras intervenientes e relevantes da Festa (como campinos e tertúlias).
Este trabalho, iniciado em 2018, contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e da Empresa Quaternaire Portugal.
De acordo com o legalmente estabelecido, caberá ao painel de peritos da DGPC efetuar a avaliação da candidatura e de toda a documentação que a suporta, esperando-se que, em breve, possa ser tomada a decisão final. Se for aprovada, o Colete Encarnado passará a estar inscrito no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, condição fundamental para uma eventual Candidatura a Património Imaterial da UNESCO.
As Festas do Colete Encarnado tiveram a sua primeira edição em 1932, mantendo até aos dias de hoje o seu principal objetivo, de prestar homenagem à figura ímpar do Campino. Ao longo de 90 anos, o evento foi crescendo e afirmando a vivência de Vila Franca de Xira e do Concelho, trazendo o campo à cidade numa simbiose que marca a cultura local e que faz a cada ano reviver as tradições seculares do povo vila-franquense.