-
ARQUIVO
- Colete Encarnado com maior afluência de sempre nos três dias da Festa em Vila Franca de Xira
Colete Encarnado com maior afluência de sempre nos três dias da Festa em Vila Franca de Xira
Colete Encarnado com maior afluência de sempre nos três dias da Festa em Vila Franca de Xira
















A 93.ª Festa do Colete Encarnado atraiu milhares de pessoas nos dias 4, 5 e 6 de julho! Visitantes nacionais e estrangeiros, numa estimativa entre 300 mil a 400 mil pessoas, que comprovam que a Festa Maior de Vila Franca de Xira afirma-se, ano após ano, como uma Festa única na Região da Área Metropolitana de Lisboa!
Pelo segundo ano consecutivo, a Festa do Colete Encarnado foi escolha do público para o Prémio 5 Estrelas Regiões na categoria de Festas, Feiras e Romarias. E desde 2020, é uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa.
É uma Festa que alia tradição e inovação, com concertos, tertúlias, esperas e largadas, corrida de toiros, convívio e muito mais, num programa organizado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
A principal Festa do Município faz-se com mobilidade sustentável e comodidade, com transportes públicos gratuitos nos três dias do evento.
O serviço de autocarros “shuttle Colete Encarnado 2025” transportou 10.593 passageiros, com maior afluência no sábado, 5 de julho.
Com a parceria da CP também nesta edição garantido o comboio especial, que este ano se realizou em duas madrugadas (5 e 6 de julho).
Uma inovação em 2024, o Espaço Família foi, mais uma vez, muito procurado, com registo de cerca de 150 famílias que usufruíram das instalações junto ao Tribunal.
A Festa na rua conta sempre com muitos e bons momentos, como a noite da sardinha assada e do caldo verde. Nas tertúlias e na distribuição à população no Posto Público da Sardinha Assada, foram entregues 2.150 kgs de sardinhas, 1.330 pães, 1.375 litros de vinho Encostas de Xira e 500 litros de caldo verde.
Do Programa de animação itinerante, aos concertos nos diferentes palcos, aos grandes espetáculos no Palco do Cevadeiro, o programa deste ano apresentou, entre outros, Tony Carreira, Nininho Vaz Maia, Dj Kura, Buba Espinho, Raquel Tavares e Gisela João, que abrilhantou o encerramento da festa, antes do tradicional fogo de artifício.
O ponto alto do Colete Encarnado vive-se com a sempre tão especial Homenagem ao Campino, que este ano distinguiu António Grilo, tendo sido entregue o Pampilho de Honra com o nome de Orlando Vicente. No sábado, dia 5 de julho, a Praça do Município encheu-se de uma moldura humana, em que o campo vem à cidade homenagear a cultura e a tradição ribatejana, num momento acompanhado pela população e convidados, contando este ano com a presença da presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Carla Salsinha.
A tradicional Corrida de Toiros fez encher a Praça Palha Blanco de aficionados, no dia 6, para aplaudir os cavaleiros João Ribeiro Teles e Francisco Palha, o matador Sebastián Castella e o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.
O plano de coordenação e segurança elaborado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Polícia de Segurança Pública, contou com uma equipa médica e de enfermagem e uma viatura de socorro em permanência, assim como um reforço de meios – viaturas e operacionais.
O balanço em termos do dispositivo de Proteção Civil é o seguinte:
- N.º de Viaturas (Bombeiros e Proteção Civil): 86 Viaturas
- N.º de Meios Humanos (Bombeiros, Proteção Civil e Equipa Médica): 195 Operacionais
- Totais de Vítimas: 66
- Vítimas Graves: 2
- Vítimas Leves: 11
- Evacuações Hospital: 13
- Assistidas PMA/ABSC (Posto Médico Avançado/Ambulância de Socorro): 53
O total das 66 ocorrências registadas dizem respeito a colhidas de toiro (8), trauma/quedas (31), doença súbita (18), intoxicações (2) e outras (7).
A caminho do centenário do Colete Encarnado, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aguarda resposta à candidatura para Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, em apreciação pelo Instituto Património Cultural.