- ARQUIVO
- Colete Encarnado arrebatou milhares para viver uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular
Colete Encarnado arrebatou milhares para viver uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular
Colete Encarnado arrebatou milhares para viver uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular
Mais espaço, mais segurança na Festa Maior
A cidade de Vila Franca de Xira voltou a acolher milhares de pessoas naquela que é a sua festa mais emblemática e carismática: o Colete Encarnado. Foram três dias de reunião e amizade, sentindo e vivendo as tradições patentes em momentos como as esperas de toiros, a Corrida de Campinos, a deposição da coroa de flores junto ao Monumento ao Campino, a noite da sardinha assada, a garraiada ou a contagiante animação itinerante.
Este ano, Lúcio Isidro dos Santos foi o campino homenageado, recebendo, no momento mais solene da Festa, o Pampilho de Honra onde foi inscrito Carlos “Custódio”, como era por todos conhecido Carlos Alves da Silva, num tributo a título póstumo. Nos Paços do Concelho houve emoção, palmas e palavras de agradecimento do Presidente da Câmara Municipal e da neta de Lúcio Isidro dos Santos, que surpreendeu o avô com o bonito e sentido gesto. Seguiu- se, pelas ruas da Cidade, o tradicional desfile de campinos, amazonas, cavaleiros e tertulianos, orgulhosos das suas raízes, num convívio castiço, abrangendo todos quantos assistiam.
Cinco palcos fizeram as delícias e gostos de todos, com convidados internacionais como Gipsy Kings by André Reyes, que todos acompanharam a entoar, por exemplo, “Volare” e a cantarolar “Djobi Djoba”. Los Romeros e o convidado especial Buba Espinho trouxeram ritmo e emoção, Fernando Correia Marques trouxe os hits que todos conhecem, os Némanus animaram e fizeram e dançar, entre muitos outros artistas e Dj’s. O palco Cevadeiro (no Parque Urbano) revelou-se repleto, num espaço que permitiu alargar a Festa com maior e melhor segurança. Os espaços com street food voltaram a fazer sucesso e a manter energias para aguentar um programa intenso como pertence a um evento consagrado uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular.
Nesta edição com menos carros e melhor mobilidade, o serviço gratuito de autocarros (específicos para o evento) superou as melhores expetativas, recebendo grande adesão por parte da população. Nos dois dias de funcionamento deste serviço foram transportadas 7.000 pessoas, distribuídas por 140 circulações nos três percursos pré-definidos.
Mais uma vez um Colete Encarnado com tudo o que lhe pertence, emoção e tradição!
Venha o próximo!